top of page

Minha primeira aula de MTB!

Você já teve aula de MTB?

Eu nunca tinha tido, e vou compartilhar com vocês como foi essa experiência inusitada.

Faz muito tempo que eu queria participar do Cantareira Ride Bike School. Uma autêntica escola de MTB, com aulas ministradas na magnífica Serra da Cantareira pelo mestre Luciano "KDra" Lancellotti.

O professor dispensa apresentação, mas como tem muita gente nova igressando no ciclismo atualmente, vamos falar um pouco do "Tiu KDra. Pronuncia-se "Cadêra", ok? Ganhou esse apelido depois de passar mais de um ano de cadeira de rodas, depois de um acidente no início da carreira.

O cara é uma lenda viva quando o assunto é o esporte sobre duas rodas. Não só no ciclismo, mas também no motociclismo. A trajetória é longa, são pelo menos quatro décadas "na missão" como diria o mestre. Além de uma coleção de títulos em várias modalidades diferentes (downhill, dual e enduro), ainda acumula experiência internacional como repórter, apresentador e comentarista de eventos esportivos (motos e bikes). E foi um dos pioneiros no país no BMX, Enduro, Freeride e 4X (four cross), Trial . Ufa! Com certeza escolhi um bom professor.

Eu já tinha tido uma amostra do que seria uma aula com o KDra quando gravamos juntos o episódio 3 da série Destino MTB. Durante as gravações ele me deu várias dicas sobre técnica de pilotagem, regulagem de freios etc. Mudou meu rolê só de conversar. Aí fiquei imaginando como seria participar de uma aula, já que vários amigos que "andam muito" têm aulas com o cara. E foi só uma questão de tempo para acertarmos a data e aprender um pouco.

Participei de uma prática em grupo, com meus amigos Laís Saes e Carlos Fuzza. A Laís é atleta profissional de MTB e o Carlão é um dos amigos que a bike me trouxe. Casal gente fina, curtem demais o esporte e andam muito.

Chegamos em Mairiporã no horário combinado, encontramos com Tiu KDra no Restaurante Cabanas, uma conhecida base do ciclismo local. E após uma breve apresentação, partimos para a prática. Ali, no estacionamento mesmo! Foram cerca de 2 horas aprendendo e revisando princípios básicos do ciclismo: posicionamento na bike, equilíbrio etc. Também treinamos técnicas fundamentais, como o Bunny Hop (Bob), passagem sobre alguns obstáculos (troncos) e pequenos saltos.

Só essa primeira fase já valeu meu dia. É muito legal aprender esse conceitos básicos com quem realmente sabe, pois é algo que se usa todo dia nas trilhas. Muda o rolê, dá mais segurança e diversão. Por exemplo, da próxima vez que aparecer um tronco no meio do caminho, vou saber vencer esse obstáculo sem descer da bike.

Término da primeira etapa, saímos pedalando do restaurante para a famosa Trilha da Vaca, onde tivemos a segunda parte da aula. Foram mais de duas horas aprendendo frenagem, curvas com apoio, degraus, "wall ride" e até uns jumps numa rapinha de respeito. E a trilha é uma das mais legais que já andei. Completa, tem tudo o que a gente precisa para ser feliz.

Hora da última etapa, um rolê no Mairiporã Pump Arena, uma pista de Pump Track. Local ideal para dominar a bike, aprender a conservar a energia e dar alguns saltos. Foi minha segunda vez num pump, e confesso que é viciante. Além do lugar ser uma arena multi esportiva sobre rodas (skate, patins, bike, patinete, cadeira de rodas etc), a inclusão social através do esporte é intensa num local como esse. É impossível não ficar de boca aberta vendo o que a molecada faz com bikes extremamente simples. Toda cidade deveria ter um espaço como esse.

Término da primeira aula, seguimos cansados e felizes pra casa, depois de um dia intenso de aprendizado e diversão. A lição de casa? Praticar tudo o que foi ensinado e voltar em até 45 dias para nova aula.

São vários módulos diferentes, de acordo com o seu interesse e experiência com a bike. Apesar da prática ter sido em grupo, rola uma atenção individual muito fote. Legal, recomendo pra todos que querem andar com mais diversão e segurança. Em breve farei minha segunda aula. Por enquanto estou me divertindo com a lição de casa. Também fiz um vídeo mostrando como foi esse dia. Em breve a gente posta por aqui!

Não se esquece de se inscrever lá no www.youtube.com/destinomtb

Assim você vê os vídeos em primeira mão, assim que a gente posta.

Se quiser nos apoiar, acesse www.padrim.com.br/destinomtb , assim você ajuda a gente a continuar postando vídeos e material legal sobre o que importa: bike!!

Pra quem se interessar:

https://lucianokdra.wixsite.com/cantareiraride

www.facebook.com/CantareiraRide/

lucianokdra@gmail.com

+55 11 984035554

Nenhum tag.
bottom of page