KMTB: se prepara que vai ser casca!

No dia 22 de fevereiro, eu e Rafael Riekes, produtor da série Destino MTB fomos convidados para participar do KMTB Press Day, o evento de apresentação da prova KMTB para a imprensa especializada.

A prova

A Kailash Mountain Bike (KMTB) promete ser uma prova diferenciada. A primeira prova rolou no ano passado na Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes (mesmo local que sediará a segunda etapa no dia 19 de agosto desse ano), apresentando um percurso extremamente técnico recheado de singletracks e uma grande estrutura para receber os atletas. Agora a ideia da organização é aumentar o nível técnico do evento e melhorar ainda mais a estrutura oferecida, contribuindo para a evolução do esporte no país.

Como foi o KMTB Press Day

Da sede da Specialized Brasil em São Paulo, partimos de microônibus para a charmosa São Bento do Sapucaí, cidade vizinha à Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, palco da primeira etapa da KMTB, que vai rolar no dia 21 de Abril.

Chegando na Pousada do Quilombo - local que vai sediar o evento - ,a primeira coisa que nos chamou a atenção é o relevo e beleza do lugar. Simplesmente de tirar o fôlego. A Serra da Mantiqueira é muito bonita e a Pedra do Baú - o destaque da região - é uma obra prima da natureza.

Após o café da manhã, pegamos as bikes cedidas pela Specialized, que apoia o evento e saímos para o reconhecimento de parte do percurso da categoria sport. Fizemos parte do percurso oficial da prova. Em São Bento, a KMTB terá dois percursos épicos, com subidas desafiantes, singletracks inesquecíveis e descidas técnicas e velozes. O percurso "light" das categorias Sport terá 35 quilômetros e 1.531m de altimetria acumulada (subidas), enquanto o percurso Pró são 55k e 2.400m de altimetria (que também terá a categoria duplas), levantados pelo atleta profissional de mountain bike, Carlos Cristóvão, que conhece as trilhas como ninguém, sempre com paisagens de tirar o fôlego e vigiados pela presença imponente da Pedra do Baú.

Como provas de XC não são a nossa praia, nós do Destino MTB optamos por reconhecer esse percurso com bikes eletricamente assistidas. Foi nossa primeira experiência com esse tipo de bike. E confesso que foi uma experiência fascinante. A Turbo Levo é uma máquina impressionante. Só experimentando para ter idéia do quanto essas bikes são capazes.

Agora vamos falar do percurso. Se você curte subidas longas, íngremes, gosta de desafios junto à natureza e ainda curte um singletrack e descidas de doer o braço, essa prova é pra você. Mas treine antes, pois você vai precisar. Principalmente se tem a intenção de participar da categoria PRO. E parece que essa é a intenção da organização, criar uma prova realmente difícil, inspirada nas provas de aventura que a Kailash tem feito no Brasil.

A largada será numa praça da cidade e você terá a companhia da Pedra do Baú durante boa parte do percurso, que finaliza no heliponto da Pousada do Quilombo, local que foi a base desse evento para a imprensa.

Como a corrida vai ocorrer num sábado, quem for com a família vai ter a possibilidade de curtir o que a cidade tem para oferecer. Uma boa pedida para quem gosta de aliar esporte e turismo. Além da excelente estrutura oferecida pela pousada que vai sediar a prova, há outras boas opções na cidade, que é menos agitada que a vizinha Campos do Jordão.

Agora é colocar as pernas pra girar e enfrentar o desafio!

Mais informações:

KMTB – Kailash Mountain Bike Local: São Bento do Sapucaí Data: 21 de abril de 2018 Percursos: Sport 35k e Pró 55k (individual e duplas) Inscrições: www.kmtbseries.com.br

#Diáriodebordo #KMTB #TurboLevo #diariodebordodestinomtb

Nenhum tag.