Você pedala na chuva?

Biker, você pedala na chuva?

Sim ou não?

Todos nós sabemos o problema de andar na chuva com a bike: muita sujeira, desgaste de muitos componentes da magrela (relação, pastilhas de freio etc).

Muitas vezes o rolê acaba na oficina, para manutenção e troca de alguns componentes. É uma brincadeira divertida, mas que muitas vezes sai caro, não é verdade?

Por conta disso, muitos ciclistas têm aversão de andar na chuva ou terreno molhado.

Mas vamos pensar no outro lado da história. Você começou a se entusiasmar com os pedais e está evoluindo tanto física quanto tecnicamente. Pedala mais longe, mais rápido e em lugares cada vez mais difíceis e, apesar disso, chega em casa mais inteiro do que chegava antigamente.

E no meio dessa empolgação percebe que muitos amigos do pedal estão se inscrevendo em provas, seja para testar os próprios limites ou só para se divertir mesmo. E você vai nessa. Se inscreve, vai para a prova e no meio do caminho, chuva!

E agora? Dificilmente a prova vai ser cancelada porque choveu, concorda?

E a sua experiência para andar no terreno molhado? Até onde o grip do seu pneu aguenta? Qual é a melhor "tocada" na chuva? O que tenho que levar caso chova?

E provavelmente você só vai descobrir essas respostas pedalando na chuva! E melhor que isso não seja exatamente no dia da competição ou daquela viagem que você planejou, concorda?

Não que eu ache que você deve iniciar seu pedal debaixo de uma tempestade.

Mas sabe quando você acorda, olha para o céu e pensa: "Será que vai chover?" Ao invés de voltar pra cama, pegue tudo o que precisa caso chova e siga em frente. Talvez nem chova. Mas caso aconteça, você começará a ficar com mais experiência.

Ou se no dia anterior ao pedal caiu aquela chuva que você não esperava e agora fica aquele receio de pegar lama no meio do rolê. Às vezes as condições do terreno, dependendo do piso, ficam até melhores depois de uma chuva. Mas você só vai descobrir isso pedalando nessas condições.

Só fica a dica importante de evitar as tempestades com relâmpagos, ok? O resto dá pra encarar, afinal de contas, nem você e nem sua bike são feitos de açúcar.

Arany Tunes

#AranyTunes #CHUVA #enduromtb #lama #pedal

Nenhum tag.